Caudet iNSC ENCERRDAS.jpg

Introdução à Moxabustão Japonesa e Programa Kinseikyu (Nível l)

A partir do desenvolvimento da teoria da estagnação do Qi pelo Goto Konzan (1659-1733), médico japonês do período Edo e fundador da escola clássica de pensamento Kohoha, surgem noções que fazem parte do conceito de ponto vivo, em que o ponto aparece como uma estagnação reativa à pressão. Esta é uma condição indispensável para que o ponto seja válido na moxabustão direta. Atualmente, sabe-se que os pontos vivos são um dos mecanismos de adaptação do corpo frente às enfermidades. Eles aparecem no nível das fáscias, sendo estas a estrutura chave para sua compreensão. Quando estes pontos aparecem, as fáscias e as cadeias musculares se encontram afetadas e podem ser desbloqueadas graças à ação profunda da moxa. Kinseikyu (reequilíbrio postural através da moxa) foi o tema desenvolvido por Felip Caudet que permite realizar uma reestruturação postural do corpo liberando estes pontos vivos.

Sobre o professor

Fisioterapeuta pela Universidad Ramon Llull, especializado em Reeducação Postural (Método Mézières) e em Moxabustão japonesa. Formado pelos mestres Tetsuya Fukushima sensei e Hideo Shinma sensei (filho de Isaburo Fukaya).

É o fundador da Escola Okyu Barcelona – escola de moxabustão japonesa – em colaboração com Fukushima Sensei e Shima Sensei, onde  é diretor e principal instrutor.

É Presidente da Sociedade Europeia de Fukayaku. Publicou dois livros, “El Calor que Cura” (dedicado à moxabustão direta e o estilo de Fukaya) e “Moxibustión al final de la cuerda” (obra especializada na busca de pontos para moxa), assim como vários artigos em revistas especializadas.

Tem desenvolvido o estilo de reequilíbrio postural através da moxabustão (Kinseikyu). Divide sua atividade clínica com a docência internacional (Japão, França, Itália, Dinamarca, Brasil, entre outros países).​

Conteúdo da formação

INTRODUÇÃO À MOXABUSTÃO JAPONESA

Parte I

- Introdução à moxabustão japonesa (origem e tipos de técnicas. Moxabustão direta e indireta)

- Fisiologia energética e bioquímica do okyu

- Contra-indicações e recomendações na aplicação da moxa direta.

- Técnica básica de moxabustão direta: Tonetsukyu.

- Materiais específicos (Yomogi e Mogussa)

-Confecção dos cones de mogussa.

- Aplicação e acendimento dos cones na superfície do corpo.

- Controle de como e quando apagar.

Parte II

- Os pontos "vivos". Por quê? Como? Onde?

- Características especiais dos pontos "vivos"

- Localização e Palpação em Moxabustão

- Aplicações específicas (Pontos extraordinários)

- Palpação articular

- Técnicas para tratar inflamações e descongestionar tecidos moles

- Tratamento articular

Parte II

- Okyu Tradicional/Acupuntural

- Okyu com Bambú (breve introdução ao estilo de Fukaya)

- Técnica Indireta (Chinetsukyu)

PROGRAMA KINSEIKYU (NÍVEL I)

- Kinseikyu

- Postura e moxabustão

- Postura e relaões mecânicas do corpo

- Observação da postura

- A propiocepção como ferramenta, teste de pé

- Ferramentas e técnicas relacionadas (moxa e terapia manual)

- Equilíbrio postural

- Liberação fascial e tensão muscular

- As regars do Kinseikyu

- Níveis e adaptações para corrigir:

Pés (arco do pé, tornozelo)

Joelhos (recurvatum, rotação)

Pelve e coluna lombar

Datas e Horários:

RECIFE/PE

25 a 28 de Agosto de 2022

Público alvo:

Terapeutas, futuros terapeutas de medicina oriental e fisioterapeutas.

Valores e opções de pagamento:

Curso completo (Moxabustão Japonesa + Kinseikyu):

- R$ 2.500,00 (à vista) ou R$ 2.600,00 (no PagSeguro com juros do aluno) ou R$ 2.700,00 (2x no boleto)

- R$ 2.300,00* (à vista) ou R$ 2.520,00*  (2x no boleto)

Curso Moxabustão Japonesa

- R$ 1.400,00 (à vista) ou R$ 1.450,00 (no PagSeguro com juros do aluno) ou R$ R$ 1575,00 (2x no boleto)

- R$ 1.300,00(à vista) ou R$ 1.440,00 (2x no boleto)

* Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos da Escola Matsushita Medicina Oriental

OBS: O número de parcelas possíveis diminui com a proximidade da data do curso.